FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISCAL

A complexa realidade do mundo atual tem exigido do cidadão comum um maior contato com fenômenos relacionados à cidadania. Assim, as decisões tomadas pelos indivíduos, no quotidiano, dependem cada vez mais de informações disponíveis na sociedade, as quais requerem uma constante atualização de conhecimentos. Entretanto, ainda que uma grande parcela de crianças e jovens esteja passando pelo processo de educação escolar, os objetivos de qualidade e de democratização do ensino estão, ainda, muito longe de serem atingidos. Naturalmente, o papel do sistema escolar é fundamental e, dentro desse sistema, a questão da prática docente assume um relevo especial.

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) reconhece a competência docente como fator relevante na educação para cidadania, no exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, sendo este o objetivo primeiro de estudo da Educação Fiscal. Tal relevância do professor justifica-se tendo em vista que sua atuação contribui para o adensamento de conhecimentos sobre a participação no mundo social e a reflexão sobre questões sociais, éticas e políticas, fortalecendo a formação dos alunos e o desenvolvimento da autonomia intelectual, bases para uma atuação crítica e orientada por valores democráticos.

Sendo assim, a Célula de Educação Fiscal da Secretaria Municipal das Finanças vem promovendo formações, sobretudo, para profissionais da educação, visando contribuir para a melhoria da compreensão acerca da Educação Fiscal, no que diz respeito à função social do tributo e à gestão democrática dos recursos públicos, a fim de que possam disseminar, em sala de aula, como tema transversal/contemporâneo, os conceitos e os conteúdos da Educação Fiscal, conforme preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

MATERIAL DIDÁTICO

Baixe aqui os matériais didáticos disponíveis em formato PDF.

CURSOS REALIZADOS

Abaixo, pode-se contemplar as formações realizadas pela Secretaria Municipal das Finanças, as temáticas, o público a que se destina, o período e a carga horária.

2013


2015

Temática: Curso Educação Fiscal e Cidadania
Público: Professores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação
Período: 22 de maio a 22 de outubro | Carga Horária: 40 horas

2016

Temática: Curso Educação Fiscal e Cidadania
Público: Orientadores educacionais, professores readaptados e professores efetivos e coordenadores do Pró-Técnico e Integração da Rede Municipal de Ensino.
Período: 19 abril a 19 outubro | Carga Horária: 20 horas presenciais + 20 horas a distância = 40 horas

2017


2018


2019